Saiba o que é geotecnia e o seu papel na estabilidade de estruturas
19 de maio de 2021
Durante muitos anos o desenvolvimento econômico esteve na contramão da estabilidade e segurança de estruturas que dependem do comportamento dos solos e/ou rochas.
Os acidentes devido à negligência em estudos geotécnicos adequados ganharam espaço para discussão no contexto construtivo atual, enfatizando sua importância. Acompanhe este post e conheça a importância da geotecnia na estabilidade de estruturas.
Definição de geotecnia
De uma forma simplista podemos afirmar que a geotecnia estuda o comportamento dos solos e das rochas em decorrência das ações antrópicas e sua aplicação em projetos de engenharia. No entanto, a sua importância e complexidade vai muito além da sua mera definição. Pois, estes materiais de construção são considerados heterogêneos e apresentam características físicas e mecânicas variáveis, podendo afetar suas propriedades.
Se pensarmos que tudo que construímos tem como base o solo e que de alguma forma essa construção irá afetar na sua estrutura, compreenderemos que a segurança destes projetos dependem de um rigoroso estudo geotécnico.
Toda intervenção ou construção no solo precisa considerar as suas características heterogêneas, propriedades variáveis, comportamento perante às tensões impostas, entre outras caraterísticas. A principal missão da geotecnia é oferecer um quadro completo dos fenômenos geológico e geotécnicos que podem ser esperados no desenvolvimento de uma obra.
Geotecnia: aplicações e fenômenos
Qualquer projeto relativo às obras geotécnicas, em geral como barragens, diques, fundações, estruturas de contenção ou aterros, retaludamentos, precisam obedecer às normas que garantem sua estabilidade e segurança, assim como critérios ambientais que atenuam seus impactos. A imprevidência nos estudos geotécnicos, assim como o descuido na realização da obra, pode trazer uma série de fenômenos indesejados, como, por exemplo uma gama de movimentos de massa:
- Rastejos: Movimentos Sazonais contínuos com velocidades muito baixas e decrescentes com a profundidade, apresentam geometrias e volumes indefinidos;
- Escorregamentos: Movimentos devido à ação cisalhante do material, com superfícies de movimentação bem definidas, têm velocidades médias a elevadas de movimentação. Podem acontecer de forma: Translacional, Rotacional, Translacional-Rotacional ou em Cunha;
- Quedas e tombamentos: Movimentos de Queda Livre, rolamento ou basculamento, com elevadas velocidades de movimentação, tipicamente associados a blocos e/ou lascas rochosas;
- Corrida de massa: Movimentos de grande extensão, associados a materiais com diferentes condições de umidade/saturação, apresentam velocidades extremamente rápidas de ocorrência;
- Erosões e processos associados: Processos diretamente associados aos processos de movimentos gravitacionais de massa, apresentam diversos tipos, como: Erosão Laminar, Erosão em Ravinas, Boçorocas, Assoreamentos, Subsidências e Colapsos.
Segurança nos projetos de geotecnia
Quando se trata de geotecnia, a segurança dos projetos tem como base o encontro de bons diagnósticos e soluções eficazes. A segurança deve ser avaliada em análises determinísticas e probabilísticas obedecendo às regras de segurança estabelecidas por Normas ABNT e diretrizes internacionais, tendo sua fiscalização a cargo da ANM – Agência Nacional de Mineração e outros órgãos públicos de regulação e fiscalização. O principal objetivo dessas ações é minimizar acidentes e a instalação em áreas de risco envolvendo o meio físico geológico e garantindo a preservação ambiental e social.
Monitoramento geotécnico
O monitoramento geotécnico é extremamente importante para garantir a segurança e o acompanhamento das estruturas geotécnicas como em barragens, pilhas, cavas, diques de contenção de sedimentos, entre outras.
Atualmente este monitoramento pode ser realizado com o auxílio de tecnologias de ponta que garantem informações sólidas e inteligentes através de mecanismos de avaliação e gestão de informações. Essa tecnologia é estruturada em plataformas de monitoramento de alta segurança, acessibilidade e acompanhamento online.
O profissional geotécnico
O profissional que trabalha com geotecnia tem sua formação voltada para as disciplinas de mecânica dos solos, mecânica das rochas e geologia de engenharia assim como um largo domínio das técnicas de investigação geológico-geotécnica, instrumentação geotécnica, técnicas de mineração, barragens de contenção, entre outros.
Sua atuação é determinante para a segurança de projetos relativos a barragens de terra e enrocamento, escavação de túneis, compactação de aterros, tratamentos de fundações, instrumentação de obras, percolação de fluxos em solos e rochas, entre outros. Entre as características mais importantes de um profissional geotécnico podemos destacar a sua ética e a sua preocupação em realizar um trabalho que ofereça soluções adequadas do ponto de vista econômico, socioambiental e operacional.
Empresa especializada em Geotecnia
A forma mais segura e econômica de desenvolver projetos de construção civil, mineração é realizando a contratação de uma empresa especializada em geotecnia. Além dos benefícios relativos à segurança, preservação ambiental, os estudos geotécnicos podem garantir a redução de custos e maior aproveitamento do que se tem disposto no ambiente.
Ao escolher uma empresa para atuar em seu projeto você deve buscar uma vasta experiência na área, tendo em vista a atuação de consultores alinhados a sua rotina de trabalho. Torna-se necessário também buscar por uma empresa especializada que garanta a excelência técnica, sustentabilidade e segurança baseados na ética, transparência e princípios normativos. Dentre os serviços que podem ser contratados podemos destacar:
- Consultoria geotécnica especializada;
- Projetos de estruturas geotécnicas impermeabilizadas;
- Auditoria geotécnica e hidráulica de projetos e obras;
- Monitoramento de instrumentação geotécnica;
- Auditorias anuais de estruturas geotécnicas – Órgãos ambientais e ANM;
- Descomissionamento de estruturas geotécnicas;
- Acompanhamento Técnico de Obras – ATO.
Se você gostou deste post sobre a geotecnia e o seu papel na estabilidade de estruturas, acompanhe as nossas atualizações no LinkedIn.