Reflexões sobre o Dia Mundial da Água 2024: desafios globais e ações locais para a Engenharia Hídrica

Thaís Costa, Mestre em Engenharia Hídrica pela Universidade Federal de Itajubá e Engenheira Hídrica na Statum Geotecnia.

 

Celebrado anualmente em 22 de março, o Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, também conhecida como Eco-92, no Rio de Janeiro.

O objetivo principal é conscientizar população e governos sobre a importância da preservação e gestão sustentável dos recursos hídricos em todo o mundo. Além disso, apoia o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 6, que prevê assegurar a disponibilidade da água e saneamento para todas as pessoas até 2030. 

Em 2024, o tema definido pela ONU globalmente para esse dia é “Água para a Paz”, que traz como mensagem principal a percepção de que a água é um direito humano, intrínseco a todos os aspectos da vida e não apenas um recurso a ser usado e disputado. Dessa forma, a cooperação no uso da água cria um efeito cascata positivo: promove a harmonia, gera a prosperidade e constrói resiliência nos desafios compartilhados. 

A palavra “água” raramente aparece nos acordos internacionais de clima, apesar de ter um papel crucial em assuntos como segurança alimentar, produção de energia, desenvolvimento econômico e redução da pobreza”, afirmou a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, na ocasião do lançamento do World Water Development Report, em 2020,  

Celebrações no Brasil

No âmbito nacional, a temática proposta pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é A Água nos Une, o Clima nos Move”, trazendo o foco para a conexão entre a água, o clima e o futuro da humanidade. Os efeitos da mudança climática, como o aumento da intensidade e da frequência de secas e enchentes, ameaçam a vida, o desenvolvimento e a biodiversidade.

Os grupos vulneráveis são os mais afetados com falta de água para abastecimento, encarecimento de alimentos impactados por eventos climáticos e aumento de doenças. Nesse contexto, ações de planejamento e de preparação da sociedade para adaptação à essas mudanças exigem respostas eficazes aos efeitos dessa nova realidade.

A emergência climática nos move para a urgência de ação: precisamos planejar e preparar nossa sociedade com foco na adaptação, implementar respostas locais eficazes e fortalecer a proteção civil – o que levou o governo ao lançamento do sumário sobre o Impacto da Mudança Climática nos Recursos Hídricos do Brasil, que traz medidas e mapeamentos de próximos passos na Jornada da Água no país. 


Nesse dia, também é comemorado o
Dia do Engenheiro Hídrico, profissional que desempenha papel importante na preservação e no manejo adequado dos recursos hídricos.

A pessoa engenheira hídrica é responsável por projetar, construir e gerenciar sistemas hídricos dentro dos seus múltiplos usos, como barragens de água e rejeitos, estruturas de contenção de sedimentos, geração hidrelétrica, abastecimento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto, drenagem superficial e subterrânea de áreas urbanas e de mineração, canais de irrigação, portos e hidrovias, gerenciamento de bacias hidrográficas, entre outras competências.

Diante dos desafios atuais, como as mudanças climáticas e a degradação ambiental, a engenharia hídrica enfrenta a necessidade de desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para garantir a disponibilidade e a qualidade da água para as presentes e futuras gerações, além de promover o convívio harmonioso do ser humano e desse recurso natural.

Destaca-se a aplicação de tecnologias avançadas para o monitoramento e gestão de bacias hidrográficas, possibilitando uma compreensão mais precisa dos fluxos de água e de sua disponibilidade, como ferramentas de  Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e modelos computacionais. 


Recursos Hídricos na STATUM Geotecnia

Como empresa especializada em soluções de engenharia geotécnica, geológica e de recursos hídricos, cumpre um papel fundamental na promoção da sustentabilidade no uso da água, com projetos dentro das diretrizes normativas vigentes e fomentando a coexistência harmoniosa entre as pessoas, estruturas e os elementos naturais

Com uma equipe comprometida e altamente qualificada – composta por graduados e mestres em engenharia com experiência de mercado – nossa área de engenharia de recursos hídricos desenvolve projetos de alta excelência técnica e dentro dos prazos estabelecidos. Desde a interpretação de dados hidrológicos até a elaboração de modelos analíticos complexos, nossos especialistas se dedicam a garantir a excelência em cada etapa do processo. Estamos, também, em conformidade com as normas técnicas e à viabilidade prática de nossos projetos, assegurando resultados que superem as expectativas dos nossos clientes. 

Ao unir expertise, técnica, uso de tecnologias inovadoras e um compromisso inabalável com a segurança e qualidade, nossa equipe de engenharia de recursos hídricos destaca-se por sua capacidade de enfrentar desafios complexos de forma eficaz. Do desenvolvimento de modelos computacionais bidimensionais à verificação meticulosa de documentos técnicos, cada passo é dado com precisão e diligência.  

Como resultado, entregamos projetos que não apenas atendem, mas superam as necessidades de nossos clientes, consolidando nossa reputação como referência em consultoria.

Nosso desejo de sucesso a todas as pessoas engenheiras hídricas no dia de hoje.