Podemos ajudar a sua empresa a cumprir o Padrão Global da Indústria para a Gestão de Rejeitos – GISTM

O que é o Padrão GISTM?

O Padrão Global da Indústria para a Gestão de Rejeitos (Global Industry Standard on Tailings Management – GISTM), lançado em 2020, resultou da Revisão Global de Rejeitos (RGR). Seu principal objetivo é atingir zero dano a pessoas e meio ambiente, sem tolerância para perdas humanas. Os agentes do setor de mineração devem aplicar os princípios recomendados às instalações de disposição de rejeitos, existentes e futuras, globalmente.

Conhecido como o Padrão, surgiu por meio da Global Tailings Review (GTR), um processo independente convocado em março de 2019 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Princípios para Investimento Responsável (PRI) e Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM), após eventos adversos na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em 2019.

Abordando o ciclo de vida das estruturas de disposição de rejeitos, desde a escolha do local até o fechamento e pós-fechamento, o Padrão estabelece critérios mais rigorosos. Isso visa alcançar resultados sociais, ambientais e técnicos sólidos, responsabilizando os níveis organizacionais mais altos e prevendo requisitos de supervisão independente. Além disso, define expectativas claras para o cumprimento de requisitos globais de transparência e divulgação, aprimorando a compreensão das partes interessadas.

Como a STATUM Geotecnia pode auxiliar seu projeto

Reconhecendo a importância da segurança na gestão de rejeitos na mineração, a STATUM Geotecnia segue os procedimentos do GISTM. Priorizando o cuidado humano e ambiental, a empresa adota as medidas indicadas para prevenir falhas e suas consequências nas instalações de rejeitos, implementando as melhores práticas em todas as atividades da cadeia minerária.

Clique aqui, conheça a STATUM Geotecnia e contrate os serviços de quem cumpre com qualidade e responsabilidade o GISTM.

 

Crédito/Imagem: Global Tailings Review (GTR)