Podemos ajudar a sua empresa a cumprir o Padrão Global da Indústria para a Gestão de Rejeitos – GISTM

O Padrão Global da Indústria para a Gestão de Rejeitos (Global Industry Standard on Tailings Management – GISTM), lançado em 2020, foi desenvolvido a partir da Revisão Global de Rejeitos (RGR). O objetivo principal é alcançar a meta final de zero dano às pessoas e ao meio ambiente, com nenhuma tolerância para perdas humanas. Assim, compete aos agentes envolvidos no cenário da mineração aplicar os princípios recomendados às instalações de disposição de rejeitos existentes e futuras, onde quer que estejam, em âmbito mundial.

O Padrão, como é conhecido, foi desenvolvido por meio de um processo independente – a Global Tailings Review (GTR) – que foi convocada em março de 2019 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Princípios para Investimento Responsável (PRI) e Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM), após eventos adversos na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em 2019.

Abrangendo todo o ciclo de vida das estruturas de disposição de rejeitos, desde a seleção do local, projeto e construção, passando pelo gerenciamento e monitoramento, até o fechamento e pós-fechamento, o Padrão estabelece critérios significativamente mais rigorosos, para que o setor alcance sólidos resultados sociais, ambientais e técnicos. Além de ampliar a responsabilização aos mais altos níveis organizacionais e prever novos requisitos de supervisão independente, também estabelece expectativas claras em relação ao cumprimento de requisitos globais de transparência e divulgação, ajudando a melhorar a compreensão das partes interessadas.

Reconhecendo a importância da segurança na gestão de rejeitos da mineração, bem como, priorizando o cuidado humano e ambiental em ações de gerenciamento e operações, a STATUM Geotecnia segue todos os procedimentos do GISTM nos serviços que presta para a cadeia do setor mineral.

Para estar em conformidade com o Padrão, é necessário adotar as medidas indicadas para prevenir as falhas e respectivas consequências das instalações de rejeitos e implementar as melhores práticas em todas as atividades da cadeia minerária.

Clique aqui, conheça a STATUM Geotecnia e contrate os serviços de quem cumpre com qualidade e responsabilidade, o GISTM.

 

Crédito/Imagem: Global Tailings Review (GTR)