[Post 1/3] O cenário do Engenheiro de Registro (EoR)
27 de maio de 2021
O conhecimento real e detalhado das barragens de rejeitos é de grande importância para o monitoramento e acompanhamento das suas condições de estabilidade geotécnica e hidráulica. Uma função para o Engenheiro de Registro.
O Engenheiro de Registro ou Engineer of Records (EoR), em inglês, desponta nesse cenário como profissional de grande relevância. Ele é responsável pela supervisão, suporte e amplo conhecimento dessas estruturas durante as etapas de projeto, operação e descomissionamento/descaracterização.
O EoR é, para o cliente, o suporte técnico especializado, com envolvimento no dia a dia operacional. O EoR é capaz de assegurar a aplicação dos procedimentos recomendados às boas práticas de segurança, respaldado pelos regulamentos, diretrizes e normas aplicáveis no âmbito nacional e internacional.
Em países como Canadá e EUA, o EoR é fundamental no planejamento de medidas preventivas e preditivas, além de cumprir funções importantes quanto à fiscalização, operação e manutenção das estruturas. No Brasil, o profissional tem ganhado mais espaço à medida em que sua importância, e os resultados gerados, passam a ser experimentados e reconhecidos nos empreendimentos que utilizam barragens.
Na Statum Geotecnia o escopo de atuação do Engenheiro de Registro tem se tornado uma demanda constante entre nossos clientes. A função é realizada com excelência técnica e amparada pelo TSF, nosso sistema de gestão e monitoramento geotécnico, um tema para os próximos posts do blog.
Para conferir o segundo post da série, clique aqui.