Modelagem geológica implícita: poderosa ferramenta para interpretação de dados geocientíficos

O conhecimento do contexto geológico-geotécnico na região de inserção de empreendimentos de infraestrutura é de importância fundamental. Com a evolução dos equipamentos e técnicas computacionais, as ferramentas e práticas utilizadas na aquisição, tratamento e interpretação das informações também têm se modificado, sem dispensar a supervisão de profissionais capacitados e experientes.

O modelamento tridimensional da fundação e das estruturas geotécnicas tem ocupado cada vez mais espaço, permitindo análises e definições mais eficientes das condicionantes geotécnicas envolvidas no desenvolvimento dos projetos, avaliação das condições de segurança e monitoramento dessas estruturas, nas diversas fases de desenvolvimento.

Na modelagem explícita, o desenvolvimento de um modelo tridimensional é feito a partir da interpretação de seções bidimensionais que, interpoladas, possibilitam a geração da terceira dimensão.

Na modelagem implícita, o desenvolvimento de um modelo 3D é baseado diretamente nas informações primitivas (topografia, mapeamentos, sondagens, etc.). Este modelo é desenvolvido através de técnicas computacionais específicas e sua atualização não implica na necessidade de reinterpretação de seções bidimensionais, quando da inserção ou alteração de informações, tais como: geometria, sondagens, parâmetros ou critérios inicialmente estabelecidos. Esta sistemática traz ganhos de produtividade, praticidade na modelagem, velocidade de interpretação e análise e de premissas e conceitos, em resposta às demandas de projeto, elaboração de As Is, assim como no monitoramento da segurança de barragens, por exemplo.

O software Leapfrog Works (LFW), desenvolvido pela Seequent, adaptou-se ao mercado de engenharia consultiva e vem se mostrando como uma ferramenta poderosa para modelagem implícita e dinâmica de dados geocientíficos. O software permite visualização tridimensional conjunta dos diversos aspectos e parâmetros dos materiais constituintes da estratigrafia do terreno, convertendo as dificuldades de visualização, interpretação e entendimento do espaço 2D tradicional, para um ambiente 3D, que traz maior clareza e apoia na compreensão geológico-geotécnica.

Os modelos gerados fornecem informações referentes a geometria dos materiais naturais e antrópicos, facilitando os desenvolvimentos subsequentes de modelagens numéricas de estabilidade, percolação e tensão-deformação, por exemplo.

O aplicativo de modelagem permite a importação de topografias tradicionais em formato CAD e GIS, bem como aquelas obtidas por tecnologias com o uso de Drones e LIDAR ou nuvens de pontos, importação de superfícies construtivas de aterros e seus elementos constituintes, além de banco de dados de sondagens, dados geofísicos, dados estruturais e de mapeamento de campo, além daqueles obtidos a partir de furos de sondagens ou televisionamento.

O algoritmo de modelagem, utilizado na geração das superfícies e contatos é do tipo volumétrico, inicialmente utilizado na indústria médica e de animação – FastRBFTM (Radial Basing Function). Ele foi modificado e patenteado pela Seequent para modelar superfícies, com ganho de velocidade e desempenho, sendo capaz de construir e modificar superfícies geradas de forma rápida e dinâmica, com recursos computacionais convencionais.

A STATUM Geotecnia está capacitada para usar o software Leapfrog Works (LFW) da Seequent, na modelagem geológico-geotécnica dos projetos em que está envolvida, levando aos seus clientes o que há de mais moderno e inovador no mercado.