As Built: O que é? Qual a sua importância?
25 de agosto de 2021
A expressão “As Built”, em língua inglesa, significa “como construído”. A elaboração de documentos de As Built é uma exigência da Lei nº 12.334, de 20 de setembro de 2010 que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), a qual posteriormente foi alterada pela Lei nº 14.066, de 30 de setembro de 2020. Este documento deve compor o Plano de Segurança da Barragem (PSB). Os registros da construção e a garantia de sua aderência ao projeto também estão previstos no Padrão Global da Indústria para a Gestão de Rejeitos (GISTM).
O As Built tem por objetivo representar de forma fidedigna como foi construída a barragem, inclusive quais as alterações foram realizadas em relação ao projeto executivo, em caráter de excepcionalidade. O documento constitui a revisão final, pós-obra, de todos os elementos do projeto executivo. Ele é representado graficamente através de desenhos e em forma de relatório técnico.
O relatório técnico deve ser elaborado de forma clara e objetiva, com as informações e registros necessários para o perfeito entendimento de como a obra foi executada. Ele deve conter:
- a ficha técnica com os principais dados da barragem;
- os dados de geometria das estruturas (estacas, coordenadas, cotas e declividades);
- as justificativas das alterações realizadas em relação ao projeto executivo;
- os registros de adversidades encontradas durante o andamento da obra, não previsto previstas em projeto;
- os relatos da evolução construtiva das estruturas;
- os critérios e as metodologias utilizados na construção;
- o registro fotográfico evidenciando e registrando a execução dos serviços;
- os resultados de campanhas de investigações geotécnicas;
- as fichas de liberação de fundação e de tratamentos;
- o mapeamento geológico da fundação e de entornos;
- a superfície final de escavação;
- os resultados de ensaios de laboratório e os boletins de ensaios realizados para controle de qualidade da obra;
- a descrição das características dos materiais aplicados;
- os relatórios de instalação da instrumentação, dentre outros itens que irão variar, de acordo com as particularidades da barragem.
Os desenhos deverão representar graficamente as geometrias e materiais aplicados, com fidelidade e confiabilidade. Sendo assim, todos os serviços executados devem ser levantados topograficamente.
A elaboração dos desenhos (plantas e seções) precisa representar as geometrias dos aterros e das estruturas auxiliares que integram a barragem, incluindo a delimitação dos diferentes materiais utilizados na construção, a sua fundação, os componentes do sistema de drenagem interna, a instrumentação instalada, os dispositivos de drenagem superficial, os dispositivos extravasores, dentre outros itens, que poderão variar de acordo com as particularidades da estrutura.
Após o período de construção da estrutura, o As Built é a principal referência documental para a equipe de engenharia na elaboração de projetos adicionais futuros ou de atividades/obras de manutenção que se façam necessárias.
A correta elaboração do As Built, além de ser uma exigência legal para as estruturas de barragens, é, acima de tudo, uma boa prática que pode trazer ao empreendedor agilidade, precisão, economia e segurança nas tomadas de decisão.