Por Otávio Almeida, coordenador de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) na Statum Geotecnia.

 

Na dinâmica da nossa área de atuação, onde as demandas são constantes e a produtividade é um fator importante, muitas vezes a saúde e segurança das pessoas colaboradoras podem ser negligenciadas por empresas, fornecedores, parceiros e até clientes. No entanto, na Statum Geotecnia esses aspectos são tratados com a máxima seriedade e dedicação – pessoas que se sentem seguras, tratam segurança como um valor inegociável e promovem entregas de projetos focados neste pilar. 

Vamos entender como a Statum Geotecnia se compromete com a promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável, e como nossa atuação reflete na excelência técnica entregue por nossos #Staters em todos os projetos.  

Abril Verde: Conscientização e História 

O movimento Abril Verde é uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. Ele surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, celebrado no dia 28 de abril. 

Segundo dados do Governo Federal, entre 2012 e 2022, mais de 25 mil trabalhadores perderam suas vidas em decorrência de acidentes de trabalho no Brasil. Além disso, foram registradas mais de 6 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT).  

O objetivo do movimento é, portanto, sensibilizar trabalhadores, empresários, sindicatos e governos sobre a necessidade de investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável. A prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho é também uma prioridade, pois muitas vezes essas situações são evitáveis.

Ações na Statum Geotecnia 

Na Statum Geotecnia, o compromisso com a segurança e saúde dos colaboradores é embasado em ações práticas, ao implementarmos uma série de iniciativas para promover um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Entre essas ações estão os  

  • Diálogos de Saúde e Segurança (DSS), que proporcionam mensalmente um espaço para discutir questões relacionadas à segurança no trabalho e compartilhar melhores práticas,
  • Visitas técnicas e inspeções de campo frequentes, para aplicação das normas legais e procedimentos da empresa,
  •  Palestras educativas e treinamentos periódicos específicos para manter nossos colaboradores atualizados sobre as melhores práticas em segurança ocupacional. 
Reunião de DSS no escritório da Statum em Belo Horizonte, edição de Fevereiro de 2024
Reunião de DSS no escritório da Statum em Belo Horizonte, edição de Fevereiro de 2024


Segurança é um valor Inegociável na Statum Geotecnia
 

Comprometemo-nos com as normas e procedimentos de segurança estabelecidos, incluindo o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a adesão aos procedimentos operacionais padrão.

Participamos ativamente de treinamentos regulares para manter nossos conhecimentos atualizados e promover a conscientização sobre práticas seguras. A segurança não é apenas uma prioridade, até porque prioridades podem ser alteradas a qualquer momento, mas parte essencial da nossa cultura corporativa.

Cuidado com as Pessoas: Um Valor Fundamental na Statum Geotecnia 

Complementar ao compromisso com a segurança, valorizamos profundamente o cuidado com as pessoas. Incentivamos o trabalho em equipe e a colaboração aberta, onde ideias e sugestões são compartilhadas de maneira transparente e respeitosa. 

Cultivamos um ambiente onde a empatia, a diversidade e a compreensão são valorizadas, reconhecendo as necessidades e sentimentos das pessoas que trabalham com a gente. Encorajamos a prática do feedback construtivo, fornecendo orientações de maneira respeitosa e apoiando o desenvolvimento contínuo de nossos colaboradores. 

Estamos comprometidos em promover um ambiente de trabalho seguro, saudável e acolhedor para nossas pessoas colaboradoras, parceiros, fornecedores e clientes colocando em prática os valores de segurança inegociável e cuidado com as pessoas, o que reflete nosso compromisso com a excelência operacional e o bem-estar de nossa equipe.  

Neste Abril Verde, reiteramos este compromisso, em investir em medidas e práticas que garantam a segurança e saúde de todos as pessoas envolvidas em nossas operações.

Juntos, podemos construir um futuro em que o trabalho seja não apenas produtivo, mas também seguro, pois sabemos que são as pessoas o nosso maior patrimônio e a chave para o nosso sucesso contínuo.