[TSF] Inovação no gerenciamento de estruturas geotécnicas
3 de junho de 2020
A realidade do gerenciamento de estruturas geotécnicas no Brasil mudou.
As recentes ocorrências com barragens de rejeitos desencadearam consequências profissionais, estruturais e legais mais rígidas, que já impactam os setores que utilizam estruturas geotécnicas, como a mineração e as hidroelétricas. Nesse cenário, a adoção de tecnologias no desenvolvimento, operação, monitoramento e fechamento das estruturas passou a ser considerada como de primeira necessidade para a obtenção de resultados eficazes na gestão dessas estruturas e atendimento às exigências formais.
Confira o post sobre a atuação do EoR no Brasil para compreender um pouco mais do contexto.
O protocolo de exigências para as estruturas geotécnicas e barragens está se tornando mais rigoroso. Por outro lado, os profissionais que atuam diretamente no cenário, como o Engenheiro Geotécnico, o Engenheiro de Registros (EoR) ou Gestor de Estrutura Geotécnica, encontram grandes dificuldades para otimizar suas funções e apresentar resultados, tais como:
- Necessidade de relatórios mais precisos e dinâmicos para diretores e investidores;
- Utilização de ferramentas pouco práticas nas inspeções quinzenais, mensais, anuais;
- Levantamento e compilação de dados de forma ágil para atendimento aos órgãos fiscalizadores;
- Pouca praticidade na compilação dos dados de monitoramento;
- Lentidão no processo de análise de dados muito pulverizados;
- Sucessivas coletas de dados para emissão de relatórios específicos;
- Morosidade no fechamento de conclusão e na tomada de decisão executiva;
As dificuldades acabam por tornar o processo ineficiente, lento e dificulta a solução de problemas ao criar um ciclo vicioso envolvendo tanto a atuação técnica como a executiva.
A solução deste problema passa pela busca de tecnologias capazes de promover otimizações quanto à inovação, segurança, controle e produtividade nos processos de gestão das estruturas geotécnicas. Neste sentido, o TSF se apresenta como uma alternativa eficaz para o atendimento dessas demandas.
TSF: MONITORAMENTO GEOTÉCNICO
O TSF é uma solução digital, disponibilizada de forma online e acessível em multiplataformas, para o monitoramento automatizado de estruturas geotécnicas como barragens, pilhas, cavas, diques de contenção de sedimentos e taludes. O sistema é capaz de aperfeiçoar o acompanhamento das estruturas geotécnicas a partir da variada coleta de dados em um fluxo convergente de informações para a geração de relatórios e alertas de forma amigável e prática, amparado por três valores:
A partir da alimentação do banco de dados, o TSF facilita a análise de informações geotécnicas da estrutura, promovendo a rápida tomada de decisões. O TSF proporciona o monitoramento geotécnico completo com inteligência digital, informações centralizadas e mais confiabilidade para realizar a atuação preventiva. Através da plataforma é possível:
- Acessar e analisar o histórico de todas as informações da estrutura geotécnica, bem como programar novas inspeções regulares e emergenciais;
- Acompanhar as estruturas em salas de controle com acesso rápido a dashboards de gestão;
- Gerir anomalias identificadas em campo;
- Elaborar planos de ação (no próprio sistema) e acompanhamento do Plano de Segurança de Barragem (PSB);
- Analisar riscos – Análise de Modos de Falhas e Efeitos (FMEA);
- Envio de alertas via SMS e e-mail com Incorporação de alertas climáticos e meteorológicos, alertas de níveis de risco dos instrumentos monitorados, alertas de vencimento de ações, entre outros;
- Geração de relatórios automáticos, arquivos técnicos e documentação legal para fiscalização, de forma alinhada a parâmetros pré-definidos e atualizado com as legislações vigentes;
- Realizar o monitoramento e inspeção em campo através do APP vinculado à plataforma.
A contratação do software é realizada de maneira modular sob a forma de serviço no modelo SaaS (Software as a Service, em inglês), ou seja, pela assinatura da plataforma em nuvem. O TSF armazena todas informações em ambiente seguro, através do sistema Azure (nuvem com tecnologia Microsoft), com acesso por login a partir de qualquer ponto conectado à internet. Para mais detalhes sobre o TSF e seus módulos de contratação [clique aqui].
Confira algumas telas de reprodução* da plataforma no acesso desktop e mobile:
Desktop (Windows):
Mobile (Android):
* Imagens ilustrativas, elas podem sofrer alterações na plataforma sem aviso prévio.