Estratégias para Desenvolvimento de Carreiras de Sucesso na STATUM Geotecnia. 

Por Sthefany Ribeiro, Gerente de Gente & Cultura na STATUM.

O setor de consultoria em engenharia geotécnica, geologia e recursos hídricos enfrenta desafios técnicos significativos que demandam precisão e rigor científico, fato que exige que as empresas invistam no desenvolvimento contínuo de seus colaboradores.

Profissionais bem-preparados são essenciais para lidar com desafios diários com excelência técnica dentro dos prazos acordados e as boas práticas de engenharia. Investir no desenvolvimento de carreira impulsiona a inovação, a competitividade da empresa e uma cultura organizacional positiva, além de garantir para pessoas colaboradoras crescimento profissional contínuo, motivação, satisfação no trabalho e desenvolvimento pessoal. 

Apoiados pelos valores da nossa cultura de “Cuidado com as pessoas” e “Excelência técnica com aprendizagem contínua”, neste artigo apresentamos as principais ações realizadas pela STATUM Geotecnia para promover o desenvolvimento de carreira dos STATERS (forma como chamamos nossos colaboradores), incluindo planos de carreira, avaliações de performance, incentivos à excelência técnica, fomento à inovação e a criação de um ambiente de trabalho positivo. 

Plano de Cargos e Salários 

Um plano de cargos e salários bem estruturado é fundamental para o desenvolvimento profissional dos colaboradores. No setor de mineração, onde o conhecimento técnico e a experiência são determinantes para o sucesso profissional, ter um plano de carreira claro ajuda a alinhar os objetivos individuais das pessoas colaboradoras com os objetivos da empresa.

Isso não só motiva os funcionários, mas também garante que eles saibam exatamente o que é necessário para avançar em suas carreiras. Os planos de carreira personalizados oferecem clareza de objetivos, motivação e uma visão clara de crescimento contínuo. 

Na STATUM temos trilhas de carreira que indicam o caminho de crescimento dentro da empresa para todas as áreas, essas trilhas valorizam tanto aqueles que possuem perfil para seguir carreira em gestão de pessoas, quanto as que possuem perfil para carreira técnica, dando abertura também para mudança de área e sequência na carreira de gestão de projetos. 

O plano de cargos e salários também é composto pela matriz de atividades, responsabilidades e conhecimentos necessários (soft e hard skills) para cada um dos cargos, dando possibilidade para os Staters saberem exatamente o que precisam desenvolver para evoluírem para o próximo cargo ou desafio.

Também é composto pela tabela salarial que garante equilíbrio dos salários com o mercado externo, e equilíbrio interno. E por último, pela política de movimentações que deixa claro os critérios meritocráticos para as movimentações dentro da empresa.  

Avaliação de Performance com PDI e Nine Box 

A avaliação de performance é uma ferramenta vital para monitorar e melhorar o desempenho das pessoas colaboradoras.

Na STATUM, aplicamos a avaliação 360° para todos os Staters que recebem feedbacks não só de suas lideranças, mas também das pessoas com que mais trabalham e conseguem contribuir com seu desenvolvimento e, no caso das lideranças, acrescentam-se as avaliações de todos os liderados diretos.

A avaliação é feita levando em consideração os atributos que esperamos dos nossos colaboradores. Ao final da avaliação os Staters são classificados no Nine Box que é uma ferramenta complementar que ajuda a identificar o potencial e o desempenho das pessoas colaboradoras, facilitando decisões sobre desenvolvimento e promoções. 

Além disso, a STATUM se utiliza da metodologia de Planos de Desenvolvimento Individual (PDI) para definir metas de desenvolvimento específicas e as ações necessárias para alcançá-las. A evolução dos PDIs é acompanhada pelas lideranças durante o ano, fornecendo feedback contínuo, e permitindo ajustes e melhorias constantes. 

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Incentivo à Excelência Técnica e Aprendizagem Contínua 

Manter um alto padrão técnico é essencial no nosso setor de atuação. Aqui os Staters são incentivados a buscar continuamente a excelência técnica por meio de aprendizagem contínua.

Uma forma muito eficaz desse processo acontecer na STATUM é através da colaboração, onde profissionais mais seniores fazem um acompanhamento constante e transferem conhecimento para os mais novos, proporcionando orientação, apoio no desenvolvimento de habilidades e a construção de redes profissionais, além de ajudar a cultivar uma cultura de aprendizado e trabalho em equipe dentro da empresa.

Fomento à Inovação e Participação em Projetos Desafiadores 

A inovação é crucial no setor de consultoria em engenharia geotécnica, e as empresas devem fomentar uma cultura inovadora para garantir a sustentabilidade do negócio.

Encorajar os Staters a participar de projetos desafiadores oferece oportunidades para aplicar seus conhecimentos, desenvolver novas habilidades e promover o crescimento profissional.

Além disso, contamos com um programa IDEIAS estruturado para inovação, no qual qualquer pessoa colaboradora individualmente ou em equipe podem cadastrar sua ideia inovadora para novos serviços, melhorias de processos, aumento de produtividade entre outros e, caso as ideias sejam aprovadas, são reconhecidos pelos projetos. Tanto trabalhar em projetos desafiadores quanto participar do programa de ideias não só impulsionam a inovação, mas também mantêm um ambiente diversificado e engajado. 

Criação de um Ambiente de Trabalho Positivo 

Um ambiente de trabalho positivo é essencial para o bem-estar e a produtividade dos colaboradores.

A STATUM promove uma cultura organizacional que valoriza a colaboração, o reconhecimento e a motivação. Isso é possível graças ao incentivo à comunicação aberta, lideranças inspiradoras, sistema de trabalho híbrido, que respeita a autonomia e a autorresponsabilidade e programas de saúde e bem-estar que proporcionam equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, um ambiente físico agradável, promoção de um ambiente de respeito e igualdade.

Um ambiente de trabalho positivo é fundamental para a retenção de talentos e o sucesso a longo prazo da empresa. 

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Investir no desenvolvimento de carreira dos colaboradores é essencial para o sucesso das empresas de consultoria em geotecnia, geologia, e recursos hídricos.

Técnicas como planos de carreira, avaliações de performance com PDI e Nine Box, incentivo à excelência técnica, fomento à inovação e a criação de um ambiente de trabalho positivo são estratégias eficazes utilizadas na STATUM que promovem o crescimento profissional e pessoal dos colaboradores. 

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